O que é?

PROJETO ANTARES

Justificativa do Projeto

Contribuir para aprimorar os ensinamentos de jovens que se destacam pelo conhecimento e desenvolver jovens líderes empreendedores, que ajudarão a modificar a realidade do local onde estão inseridos. Além de líderes empreendedores o projeto tem finalidade de contribuir para que os resultados em vestibulares, PSS, ENEM, sejam positivos e com a aprovação possam mudar o rumo de suas vidas seguindo uma carreira profissional que amplie perspectivas e auxilie na melhora da qualidade de vida.

Objetivo Principal deste Projeto

Complementar o ensino escolar, oferecendo contra turno para alunos do ensino médio das Escolas Públicas e do município, contemplando jovens com idade entre 14 a 17 anos.

Auxiliar na transformação da vida dos jovens participantes do projeto e oferecer oportunidade de mudança de sua história através do conhecimento de novas áreas de estudo como cidadania – sustentabilidade, conhecimentos gerais, empreendedorismo, motivação, conhecimento técnico e cientifico.

Objetivos secundários deste Projeto

  • Desenvolver lideranças locais em cada bairro, com o intuito de influenciar a mentalidade das outras pessoas positivamente;

  • Estimular os jovens a serem profissionais de destaque  com mentalidade empreendedora.

  • Possibilitar a médio prazo (com a melhoria do nível de conhecimento dos alunos de escola pública) a admissão em universidades públicas ou obtenção de bolsas em escolas particulares;

  • Desenvolver a criatividade e incentivar os alunos a seguir um caminho diferente daquele demarcado pela sociedade, construindo uma história vencedora.

  • Capacitar os jovens para trabalhar em cooperativa, desenvolvendo espírito e caráter educativo e o ensino do saber e do fazer. Estimular valores como justiça social, solidariedade, participação, igualdade e autonomia.

Público Alvo

Jovens de 14 a 17 anos (ensino médio de escolas públicas e privadas) que possuam bom desempenho escolar, frequência escolar e que forem aprovados em entrevista com os coordenadores do projeto.

Ingresso no Projeto

Os alunos são indicados pelos diretores e pedagogos das escolas, por inscrições diretas junto à coordenação do projeto e egressos da maratona intelectual. Na sequência, acontecem as entrevistas juntamente com os pais e com a equipe do projeto e análise do boletim e frequência escolar.

AULAS

O Projeto é gratuito e acontece através de módulos, 3 (três) vezes na semana – Quarta, Quinta e Sexta-feira.

As aulas têm sequência ao longo de todo o ensino médio, de modo que ao final de três anos os alunos tenham conhecimentos avançados de Português, Exatas (Física, Química e Matemática), conhecimento básico de Lógica de Programação, Noções de Contabilidade, Noções de Administração, Noções de Direito, Empreendedorismo, Educação Financeira, Cooperativismo Jovem e Cidadania.

A cada ano iniciamos novas turmas, repetindo o ciclo de criação de líderes empreendedores. Cada turma possui de 15 a 30 alunos, totalizando três turmas, uma com alunos do 1º ano do ensino médio, outra com alunos do 2º ano do ensino médio e finalizando uma com alunos do 3º ano do ensino médio.